TECIDO EMPRESARIAL indústria | comércio | serviços TURISMO do mar à serra EDUCAÇÃO formação de excelência POMBAL o centro do centro

QUEM SOMOS

Pombal é terra de história, de lendas e de gente ilustre. Do grande Marquês de Pombal, do historiador e escritor João de Barros, do político Mota Pinto, da poetisa Martel Patrício, do Capitão de Abril Ferreira da Silva ou mesmo do atual Chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas, o Almirante António Silva Ribeiro, entre tantos outros.

No século XII, Gualdim Pais, mestre da Ordem dos Templários, reconhecendo a necessidade de consolidar as fronteiras e simultaneamente promover a fixação da população, concede foral a Pombal em 1174. Mais tarde, com a renovação urbana ocorrida na segunda metade do século XX, conjugada com a construção de modernas vias de comunicação, tudo mudou. Tirando partido da sua localização invejável, novas indústrias começaram a implantar-se em Pombal, tornando a cidade numa das mais prósperas do distrito de Leiria, dando ao concelho um desenvolvimento único na região centro do país. Pombal foi elevada a cidade em 1991, pela Lei 71/91, de 16 de agosto.

O Município de Pombal, que possui uma área de cerca de 626,23 km², é constituído por 13 freguesias e situa-se na Sub-Região do Pinhal Litoral (Região Centro de Portugal – NUT II), no distrito de Leiria, confrontando com os concelhos de Ansião, Alvaiázere, Ourém, Leiria, Soure e Figueira da Foz, estendendo-se a Oeste até ao Oceano Atlântico onde pontifica a Praia do Osso da Baleia, “Praia Dourada” e Bandeira Azul desde 1998.




626 km²

ÁREA TOTAL DO CONCELHO

O concelho de Pombal possui uma área de cerca de 626,23 km², dispondo de paisagens bastante distintas, desde o mar (Praia do Osso da Baleia) até à serra (de Sicó).





ACESSIBILIDADES


A cidade de Pombal encontra-se a cerca de 150 Km das cidades de Lisboa e Porto, a 100 km de Aveiro, a 33 Km de Coimbra, a 26 Km de Leiria e a 30 Km da Figueira da Foz.

O posicionamento estratégico do concelho de Pombal é resultado da confluência das principais vias rodoviárias e ferroviárias do país, promovendo condições favoráveis para a fixação de pessoas, infraestruturas e desenvolvimento de atividades económicas. É atravessado, no eixo norte-sul, pelas Autoestradas A1 e A17, pelo IC2 (EN1), pela EN109 e pelas linhas ferroviárias do Norte e do Oeste.
A partir destas linhas ferroviárias, são asseguradas ligações aos principais pontos do pais. A linha do Norte, de extrema importância no transporte tanto de passageiros como de mercadorias, para além de permitir o rápido acesso a Lisboa, Porto, Aveiro e Coimbra, permite a ligação às linhas da Beira Alta, com acesso a Guarda e consequentemente a Espanha, e da Beira Baixa, com ligação a Castelo Branco e à Covilhã. A linha do Oeste tem um maior enfoque no transporte ferroviário de mercadorias, permite a ligação ao porto da Figueira da Foz, bem como a ligação ao Norte de Espanha e à Europa, sendo utilizada por algumas empresas privadas que operam como operadores logísticos de transportes ferroviários de mercadorias.
No eixo Este-Oeste, o concelho de Pombal é atravessado pelo IC8 que assegura uma rápida e importante ligação do litoral ao interior (Castelo Branco) e, consequentemente, a Espanha, através da ligação entre o IC8 e a A23.

Ao nível da Mobilidade Interna do Concelho, e para circular na cidade de Pombal, poderá utilizar as linhas do PomBus que asseguram as principais ligações urbanas da cidade. O Município de Pombal apostou na implementação de uma nova forma de mobilidade, um sistema de bicicletas de uso partilhado, denominado PomBike, permitindo a disponibilização ao público de bicicletas convencionais e elétricas, podendo ser utilizadas de forma regular ou ocasional.





DADOS GEOGRÁFICOS

DISTÂNCIAS PRINCIPAIS CIDADES NACIONAIS (km)



150

LISBOA



434

PORTO



150

LEIRIA



26

COIMBRA





33

FIGUEIRA DA FOZ



623

VILAR FORMOSO



258

FARO



208

BRAGA



DISTÂNCIAS PRINCIPAIS CIDADES INTERNACIONAIS (km)



518

MADRID



1615

PARIS



1942

BRUXELAS




2400

ROMA





2057

LONDRES



2671

BERLIM



5410

NOVA IORQUE




5871

LUANDA





7852

RIO DE JANEIRO



8480

MAPUTO



9539

PEQUIM


11011

TÓQUIO





PATRIMÓNIO CULTURAL




Na base da formação do território de Pombal, encontra-se o Castelo mandado erigir entre 1156 e 1171, classificado como Monumento Nacional desde 1910 e que integra uma rede de seis castelos Medievais juntamente com Almourol, Tomar, Idanha, Monsanto e Zêzere. Para além dos vários monumentos existentes na cidade de Pombal, muitos ligados à vida e obra do grande estadista Sebastião José de Carvalho e Melo, o 1.º Marquês de Pombal, que por aqui viveu entre 1777 e 1782, bem como de edificações cuja autoria se atribui ao famigerado arquiteto Ernesto Korrodi. O concelho de Pombal possui um vasto e riquíssimo património cultural, distribuído pelas suas treze freguesias.

Património Acessível

Neste âmbito, foram melhorados o acesso aos espaços, acervos e informação, de modo a garantir um acolhimento mais inclusivo a todo o público que visita o Museu Marquês de Pombal, a Rota Pombalina, o Museu de Arte Popular Portuguesa, o Castelo de Pombal e a Praia do Osso da Baleia. Foram implementadas soluções acessíveis de apoio aos visitantes (multi-idiomas, língua gestual portuguesa e audiodescrição, disponíveis em audioguias e “smartphones”; novas tecnologias para apoio a visita de grupo (“tour guide”); áreas sensoriais, plantas táteis, sinalética inclusiva, soluções em braille (legendas e catálogo) e legendagem de exposições em português e inglês.




 

GUIA DO INVESTIDOR – POMBAL 2023