ZONAS INDUSTRIAIS PÚBLICAS

Fazendo jus à tradição e vocação industrial e empreendedora de Pombal, assumimos como apostas estratégicas a criação, a dinamização e a disponibilização de infra-estruturas de suporte ao investimento e ao empreendedorismo, gerando condições para a instalação de novas indústrias e atividades económicas, bem como para o crescimento e modernização das existentes, procurando responder a uma elevada dinâmica empresarial e a assinaláveis níveis de procura por parte de investidores locais, nacionais e estrangeiros. Nesse sentido, as diversas Zonas Industriais apresentam-se como espaços privilegiados e estrategicamente localizados para a instalação da sua empresa, disponibilizando o acesso a infra-estruturas modernas e eficazes, com condições vantajosas.

Ao Município de Pombal cabe a gestão das Zonas Industriais da Guia, de Louriçal e do Parque Industrial Manuel da Mota, correspondendo aos espaços industrias de caráter público.

Nestes espaços, a aquisição dos lotes disponíveis é feita mediante apresentação de candidatura por parte dos empresários interessados, instruída com base no regulamento da zona industrial específica à qual se candidata, tendo por base um projeto de investimento que defina para o local.







O QUE TEMOS PARA SI?



EXCELENTES ACESSOS





ESTACIONAMENTO LIGEIROS/PESADOS





IDENTIDADE ÚNICA E HARMONIZADA






ENERGIA / TELECOMUNICAÇÕES






ÁGUA E SANEAMENTO





RECOLHA/TRATAMENTO RESÍDUOS URBANOS





LIMPEZA/MANUTENÇÃO URBANA






ESPAÇOS COMUNS REUNIÕES/CONFERÊNCIAS



Localização
39º56´25.4”N 8º40´00.8”W

Acessibilidades
A1, IC8, IC2, A17 e Linha do Norte

Área – 827 010 m2

Lotes – 51

Principais áreas de negócio:
Indústria alimentar, vestuário, química, alumínios, construções metálicas, matérias plásticas, borracha, cerâmica e vidro

Beneficiando de uma localização estratégica, junto à saída da A1 e da confluência desta com o IC8, a 5 minutos da cidade de Pombal, o Parque Industrial Manuel da Mota estende-se por uma área de 827 010 m2. Está dividido em 49 lotes com áreas compreendidas entre os 2240 m2 e os 73 088 m2 e alberga mais de 50 empresas dos mais diversos ramos de atividade. Mais de 1700 pessoas trabalham diariamente neste Parque, que conta ainda com uma proximidade estratégica à ETAP – Escola Tecnológica, Profissional e Artística de Pombal, com todas as mais valias que isso representa ao nível da integração de recursos humanos qualificados nas empresas, e de serviços de apoio à atividade económica.









Localização
39º56´43.0”N 8º48´22.4”W

Acessibilidades
A17, EN109, IC8, A1, Linha do Oeste

Área – 143 698 m2

Lotes – 23

Principais áreas de negócio:
Estruturas, construções metálicas; outros produtos minerais não metálicos; torneiras e válvulas; chapas, folhas, tubos e perfis de plástico; produtos químicos.

Criada em 2008, esta zona industrial com 20 lotes de terreno destinado a utilização para fins industriais, localiza-se a Poente da linha ferroviária do Oeste, na proximidade de uma pequena linha de água sazonal, existente a sul, e a cerca de 3 km do nó de ligação da A17. As empresas que ocupam os atuais lotes da ZIG representaram, em 2019, um volume de negócios de 27 milhões de euros, dos quais mais de 60% são para exportação, empregando mais de 270 trabalhadores.

Encontra-se em curso um projeto de para ampliação desta zona industrial, para Norte, com a criação de mais 20 lotes de terreno, investimento destinado a ir ao encontro das necessidades de melhoria das condições das empresas, que já se fixaram no nosso concelho, bem assim na criação de condições que permitam a captação de novos investimentos. O projeto foi alvo de um estudo para encontrar a melhor solução e uma equilibrada integração urbanística, quer ao nível da distribuição de atividades e de lotes de dimensões variadas em função da procura, quer ao nível das infraestruturas e rede viária de acesso e distribuição, numa relação de continuidade com o parque industrial existente.









Localização
40º0´45.4”N 8º44´47.8”W

Acessibilidades
IC8, A17, A1, Linha do Norte e Linha do Oeste

Área – 36 558 m2

Lotes – 10

Principais áreas de negócio:
Comércio por grosso de têxteis

A Zona Industrial do Louriçal, a mais recente infra-estrutura de acolhimento empresarial promovida pelo Município de Pombal, representa um espaço moderno e pronto a acolher a sua empresa. Localizada junto ao Louriçal, uma vila de inquestionável dinamismo a nível social e económico e com elevados padrões de qualidade de vida, a Zona Industrial do Louriçal ocupa uma área de 36558 m2, sendo dividida em 10 lotes com áreas compreendidas entre os 1500 e os 5500 m2.

Encontra-se a poucos minutos do acesso ao IC8, à A17 e à A1, permitindo chegar rápida e comodamente a Lisboa, ao Porto, a Coimbra ou a Leiria, bem como ao porto da Figueira da Foz.






ZONAS INDUSTRIAIS PRIVADAS

Para além da existência de algumas zonas industriais já infraestruturadas, resultantes de loteamentos industriais de iniciativa privada, existem distribuídos por todas as freguesias do concelho, espaços que permitem a instalação das mais diversas atividades económicas, conforme definição em PDM. A maior destas zonas industriais, de iniciativa privada, situa-se no coração da cidade de Pombal, beneficiando dos acessos ao IC2,e da proximidade à linha ferroviária do Norte e ao terminal rodoviário de Pombal, sendo também, servida pela rede da Pombus.
Na freguesia de Pelariga, encontramos a Zona Industrial do Tinto e a Zona Industrial de Meires, já infraestruturadas.

Na freguesia de Abiul encontramos o Parque Industrial de Abiul, constituído atualmente por 18 lotes, além do espaço denominado em PDM como Parque Industrial de Ramalhais.


Na freguesia de Meirinhas, existem três zonas industriais distintas: Meirinhas Norte, objeto de duas operações de loteamento urbano; Meirinhas Oeste, delimitado em PDM, onde se encontra implantado um estabelecimento, destinado a fabricação de telhas cerâmicas, e Meirinhas Sul, correspondente a espaço definido em PDM, onde se encontram instaladas já algumas unidades industriais.

Podem, ainda, ser encontrados outros espaços onde é possível promover a implantação de novas unidades industriais, delimitados em PDM como Zona Industrial, nomeadamente em Albergaria dos Doze, Almagreira, Carriço, Ilha, Mata Mourisca, Pelariga, Redinha, Vila Cã, Santiago e São Simão de Litém, ou ainda em Vermoil.





GUIA DO INVESTIDOR – POMBAL 2023